Rio Paraná.

Lugar selvagem, cheio de barcos.
Como isso ?

SOMENTE FLY

A quantidade de pescadores pescando em cevas montadas era incrível, praticamente fechavam o rio de lado a lado. Pescadores com iscas artificiais, vimos um barco, fly, só nós.
Quem já ouviu comentários do tipo “OLHA O FLY ALI”, “E PEGA ISSO AÍ?” de outra embarcação enquanto passa navegando é por que realmente pesca com fly.

Estrategicamente fomos passar em cima de pedreiras submersas, com poppers e genesis trabalhamos as iscas em velocidade alucinada.

38 GRAUS.

O resultado foi um dourado de 8 kg que pegou no popper com violência acima de qualquer outro peixe que já vi, e com sua brutalidade descomunal cortou o aço de 30 libras e voltou para seu esconderijo depois de pular 2 vezes e brilhar sob as primeiras luzes do raiar do sol.

Fantastic stuff, Thiago, and what a great fish.  Beautiful, really beautiful.  Thanks a lot for sharing.  It made my morning here a happy one.
 All the best,
 Marc (Diretor da SAGE)

Fantásticas, Thiago, e que grande peixe. Bonito, muito bonito. Muito obrigado por compartilhar. Ele fez minha manhã aqui feliz.

Tudo de bom,

Na segunda rodada mesmo lugar – eu fui com sinking e manjuba – entrou esta piracanjuba. Grande, deformada, pesada. Calmamente voltou para o rio após as fotos.

Os outros pescadores conhecidos viam as fotos e estarrecidos quase me batiam com o remo quando confirmava a soltura do peixe. Para termos noção aonde estamos em termos de prática de pesque e solte; se os praticantes de P&S de tolerância ZERO somarem 1% dos pescadores conclui uma estimativa bem generosa.

ÁGUAS TRANSPARENTES, FRESCAS, POSSÍVEL ENXERGAR UNS 10 METROS EMBAIXO D´ÁGUA. UM MERGULHO DE ROUPA E TUDO PARA REFRESCAR.

Outra estimativa, haviam uns 150 barcos só no trecho de rio pescado. E foi uma pequena área coberta. Para termos ideia para onde estamos caminhando.
A abertura da pesca havia sido na quinta feira e estava uma neurose geral. Com o decorrer do ano esse número cai drasticamente para muitos poucos barcos em ação.

Depois do Piracão, desci com a genesis, entrou uma menos grande. Fotos na câmera do amigo.
As dez da manhã tivemos todas estas ações e decidimos subir para a casa.

A casa que o amigo Alemão está montando será um lodge de pesca. Serão dois quartos, dois barcos totalmente equipados, exclusivamente para pesca esportiva de dourados e piracanjubas troféu e de tamanho mediano nas margens. A casa tem piscina, ar condicionado em todos ambientes, churrasqueira, tv de plasma 50″ com vídeos de pesca, e uma vista do rio para ficar sonhando enquanto descansa do almoço. Quando estiver tudo pronto agendamentos de pousada, guia de pesca e apoio com as técnicas de pesca poderão ser feitos pela FSB.

4 da tarde descemos para o segundo round.
Novamente o pequeno popper descia barulhento e novamente um dourado gigante bateu correu, pulou e estourou o aço. Na próxima.. 50 libras.

PARAÍSO.

A visão é espetacular, os animais saindo para fora d´água pegar a isca numa explosão de movimentos e água para todos os lados que parece ter caído um fusca na isca.

A VOLTA A NOITINHA.

A pescaria de troféus não é de muita ação é de poucas ações concentradas em grande violência e força. Bobeou, dançou.
Retornamos para casa para jantar piracanjuba defumada (pescada por uns locais) e dormir.

PIRACANJUBA DEFUMADA SOB O MURO AINDA NÃO TERMINADO.

O local é farto em peixes. Estamos desenvolvendo com grande sucesso as técnicas certas para resultados positivos constantes.
A lição número dois é – arremessar TODA a linha é essencial.
Um grande desafio dourado está lançado.

More from Thiago Zanetti

2 Comments

• “O resultado foi um dourado de 8 kg que pegou no popper com violência acima de qualquer outro peixe que já vi, e com sua brutalidade descomunal cortou o aço de 30 libras”…

Também nunca vi ataques com violência igual a de um dourado. E não vou ver. Porque não existe este peixe.

Parabéns pela pescaria no nosso Paranazão, um santuário agredido desde há muito, e por muitos. Ontem mesmo estava vendo os vídeos das sete quedas, em Guaira, no you tube. Melhor nem falar muito, pq dá vontade é de chorar.
    abs

• Thiago,

Parabéns pela pescaria!

Existe um rio aqui no ES, ainda muito bom de robalos, que também sofre com a ganância dos pescadores. Agora os ditos esportistas pescadores de caiaque é que estão numa gana impressionante! O acesso a iscas artificiais japonesas pegadoras e a falta de consciência de muitos me preocupa…

Não sou praticante do Fly Fishing, mas curto muito essa arte e estilo, sempre estou por aqui e na loja apreciando seus produtos. Quem sabe não me adentre nesse mundo também.